Tuesday, February 26, 2008

Meu primeiro ultrasom

Hoje, 25/fev/2008, a mamãe e o papai me viram pela primeira vez!!! Como eu sabia que eles estavam me vendo, fiquei bem espertinho, movendo muito minhas perninhas e bracinhos, chupei o dedinho e no final dei tchauzinho e olhei pra eles :) Sei que ficaram muito felizes!! Ah, eu já tenho 6cm.

A emoção do primeiro ultrasom é indescritível! Ver o bebê se movimentar na barriga, levar a mãozinha à boca, ver e ouvir o coraçãozinho pulsando apressado, ver os principais órgãos em total funcionamento... é mesmo o milagre da vida!

2290254865_a599f112a0

Aqui tem os presentinhos que recebemos no hospital.

2290254869_fd90fcbfc2

Hospital público diga-se de passagem, mas melhor do que *QUALQUER* hospital particular que eu ví em Fortaleza. Daí você imagina a qualidade da saúde pública daqui. O atendimento ótimo, tudo agendado, em confusão, sem fila, com conforto, ar condicionado, perguntam até se precisamos de tradutor. Melhor impressão eu não poderia ter tido... (clique para ler mais)

Semana 12

Estou começando a desenvolver os meus reflexos, meus dedinhos logo mais começarão a se mexer de forma que abra e feche minhas mãozinhas, os pezinhos ser curvarão, a boca terá movimentos de sugar e adorarei ficar com o dedinho na boca. Também já responderei aos movimentos da barriga da mamãe se ela contrair o abdomen ou mexer na barriga, mas ela ainda não me sente. A células nervosas se multiplicam rapidamente. O líquido amniótico começa a se acumular à medida que os rins começam a excretar urina e  já faço os meus primeiros popôs...

Tuesday, February 19, 2008

Pré natal na Austrália

BreastfeedingBabyComo mãe de primeira viagem e vivendo na Austrália há pouco tempo não tinha muita idéia em como o pré-natal é conduzido por aqui até as primeiras consultas.

Antes de engravidar recebi orientação de alguns exames para fazer assim como tomar ácido fólico, que é essencial para toda e qualquer mulher antes de 3 meses antes de engravidar. Na segunda consulta, a primeira ao engravidar, são dadas as orientacões alimentares, de saúde para a mãe e o bebê e informações sobre os demais exames que devem ser feitos durante a gravidez.

Diga-se de passagem, uma série de exames... mas em nada é preciso se preocupar. Na mesma hora as minhas informações e data prevista do parto foram passadas para o hospital (no caso público) e no mesmo dia eles me ligaram e com poucos dias recebi em casa as datas de todos os exames. Excelente!

Os hospitais dão grande suporte aos pais oferecendo 5 aulas para preparar os pais sobre os cuidados com o bebê e amamentação, essencial para as novas mães e pais. Além disso, existem grupos de grávidas e no pós-parto é oferecido suporte com psicólogo e enfermeira em visita a nova família, tanto para orientar sobre os cuidados com o bebê como também como prevenção da depressão pós-parto.

Os hospitais públicos aqui são de primeira qualidade e os mais bem equipados e a maioria da população opta por parto nestes hospitais.

Monday, February 18, 2008

Semana 11

384105729_74aff58a3b


Esta semana ganharei bastante peso e crescerei também, o que fará com que agora as pessoas percebam mais facilmente a barriguinha da mamãe. Minhas mãozinhas estão ganhando tato e junto com a coordenação começo a explorar meu corpo tocando na cabeça, face e boca o que fará com que comece a me entreter com o dedinho na boca :)
Entre essa semana e a outra o sangue começará a circular entre o bebê e o útero e a placenta começa a funcionar como tal.

Sunday, February 17, 2008

The wonder


Ela passa horas e horas olhando
acariciando, admirando
e ainda assim
continua se impressionando
como nunca antes foi
como uma história de amor sem fim

Wednesday, February 13, 2008

Minha primeira blusinha

Primeira roupinha

A Mamãe e o Papai já estão caducando comigo :) Hoje ganhei a primeira blusinha pra ficar bem quentinha ou quentinho no inverno :)

Mas Mamãe, quando souber se sou menininha ou menininho, quero tudo bem colorido e com muito desenho, viu?

Quando chegar aí vou querer muitos presentes... e beijinhos também!

Monday, February 11, 2008

Semana 10

ate 10 semanas 


Mamãe, a senhora já notou? Eu já começei a me movimentar dentro do útero, embora a senhora ainda não perceba, e se alguma coisa tocar meu rosto já consigo esticar os bracinhos para afastá-la!! Cerca de 250 mil novos neurônios são produzidos a cada minuto. A coluna vertebral já tem suaves movimentos e a língua, a laringe e a tiróide começam a se formar. A maioria das articulações já está formada - cotovelos, quadris, joelhos, ombros, tornozelos, bem como as pequenas juntas dos pés, mãos e dedos. As pernas estão quase totalmente formadas e proporcionais ao corpo, começando agora a formação da planta dos pés e a diferenciação entre os dedos, enquanto que os dedos das mãos já estão totalmente formados. Todas as estruturas externas e internas essenciais estão presentes. Os principais sistemas estão integrados e formados. Ao término dessa fase terei aumentado o peso em 50 vezes. O marco mais importante desta semana é o desaparecimento total da cauda.

Papais de 2008

Tem os papais de 2008 também. E a lista vai aumentando....

Brad Pitt papai, Ator Americano Patrick Dempsey, Ator Americano
Ethan Hawke, Ator Americano

Leia também:
- As Mamães de 2008
- Ter Filhos na Austrália

Saturday, February 09, 2008

Semana 9

Agora sou um feto... sim, estou crescendo!!
Nessa semana os intestinos começam a sair do cordão umbilical e penetram no interior do abdômen, enquanto o meu corpo cresce. Os dedos das mãos começam a se separar. Os labirintos, localizados nos ouvidos e responsáveis pelo equilíbrio e posição do corpo, estão se formando. No caso das menininhas, o clitóris começa a se formar :)

As Novas Mamães de 2008

e a lista das mamães de 2008 vai aumentando....
agora é a vez de Gwen Stefani e Fernanda Lima e Angelina Jolie.

Leia Também:

Friday, February 01, 2008

Semana 8

As partes mais importantes mesmo ainda não funcionando totalmente já estão formadas e logo mais ficarão mais especializadas. O coração separa-se em 4 câmaras. A face continua a mudar, aparecendo as orelhas, a boca, os olhos e a ponta do nariz com os dois buraquinhos que darão origem às fossas nasais. Os dedos das mãos mesmo unidos por uma membrana já podem ser distinguidos, os cotovelos começam a se formar e os brotos das pernas começam a mostrar os pés e os delicados nós para a formação dos dedos. Os dois hemisférios do cérebro já são claramente visíveis e as células nervosas estão se conectando. Inicia-se o desenvolvimento das células ósseas e os futuros dentes se desenvolvem sob as gengivas. A glândula pituitária começa a se formar assim também como os intestinos, que crescem dentro do cordão umbilical. Os rins começam a produzir urina pela primeira vez. No caso dos menininhos, o pênis começa a aparecer.