Wednesday, May 28, 2008

Semana 25

 

Contagem dos 100

Entramos na contagem regressiva dos 100 dias!!! São três meses e alguns dias, mas agora parece bem mais perto com menos casas  decimais :)

Friday, May 23, 2008

O bebê ouve durante a gravidez?

Falar com o bebê durante a gestação pode parecer algo banal, afinal é uma conversa unilateral e fica o questionamento será que ele ouve? Sim, os bebês ouvem dentro do ventre com a maturação dos seus órgãos auditivos. Em torno da 24 semanas ele estará com o sistema auditivo completo, então antes mesmo já pode ser hora de começar a se comunicar com o seu bebê.

E é nessa fase, na comunicação pré-natal, que você estará imprimindo na memória do bebê as características particulares da voz da mãe e do pai e que poderá ser reconhecida logo após o nascimento, isso será importante no contato do bebê com os pais e com o novo mundo e também para deixá-lo mais tranquilo. Não que o bebê entenda as suas palavras mas sim as suas características, de seqüência sonora, inflexões e vibrações da voz.

É então um bom momento para falar com o bebê, principalmente través do canto, contar histórias e também ouvir músicas de niná.

Thursday, May 22, 2008

Cursos na gravidez - Ginástica

Quem disse que grávida não pode malhar, se exercitar e ficar em forma? Sim, é preciso preparar o corpo que agora carrega dois e o coração que trabalha por dois.

A Maternidade do Hospital Brisbane Hospital tem um centro de fisioterapia muito bem estruturado para dar apoio com cursos para os pais e aulas de ginástica e hidroginástica para as mães. As aulas de ginástica podem ser iniciadas a partir da 16 semana de gravidez e a hidroginástica a partir da 28 semana.

Por ser ginástica para grávidas pode-se pensar que não há muito o que fazer... o que é um engano. A aula é bastante movimentada, a única coisa que se evita são movimentos bruscos. Depois de um aquecimento vem a segunda parte da aula com exercícios mais concentrados em partes específicas do corpo, como o fortalecimento da região abdominal e do períneo. Esses exercícios são executados com a utilização da bola suíça. Para terminar, momento de concentrar na respiração deitadas em puff... é hora de relaxar!

As aulas de hidro mais pra frente eu falo, quando chegar lá!

Semana 24

Muita coisa acontece neste semana!! Meus ouvidos estão prontinhos... isso quer dizer que já escuto, mas principalmente os batimentos cardíacos, a respiração, a voz da mamãe, e também o que acontece fora da barriga!!! Essa é uma boa hora de começar a falar com o bebê e ter o papai também falando, pois ao nascer o bebê reconhecerá a voz. Meus detinhos estão prontos, já tenho mãos perfeitas!!! No caso dos menininhos, os testículos, numa viagem de 3 a 4 dias, estarão no escroto!!!

Ainda não tenho muito tecido gorduroso, o que acontecerá logo mais, e ganharei mais peso, com o aumento dos músculos, ossos, crescimento dos órgaos e tecidos.

A pele ainda é muito fina, translúcida e craquelada. As papilas gustativas estão em desenvolvimento.

Friday, May 16, 2008

Cursos na gravidez - Fisioterapia

A gravidez está sendo uma grande novidade para nós, pais de primeira viagem. Tudo é novo e vale dizer que a situação também, pois estamos longe das nossas famílias (mas mesmo assim não deixamos de ter o apoio e orientação deles à distância) e também experenciando um novo sistema de saúde fora do Brasil, mas quanto a isso tem sido bem acima das nossas expectativas. Já ouvimos pessoas que reclamam, para mim é mais uma falta de informação, falta de sorte ou acomodação para encontrar um médico que goste, pois o sistema é igual para todos, mas é como sempre digo, cada um tem sua própria experiência.

Image003 - Copy

Aqui em Brisbane, escolhemos ter nosso bebê no Royal Brisbane & Women's Hospital (aqui falamos mais sobre o hospital). Os hospitais públicos aqui além de serem os mais bem estruturados, oferecem muito apoio aos pais, tanto nas consultas de pré-natal como em cursos. Sim, as mães e os pais fazem cursos!! Ontem participamos do primeiro curso, oferecendo informações sobre os sintomas sentidos pelas mães na gestação, orientações de como aliviar esses sintomas e exercícios importantes para aliviar as tensões e preparar o corpo para as mudanças no corpo e também para o parto.

Image007 - Copy

Mas não pára por aí, além desse curso ainda tem outros como aulas de ginástica e hidroginástica para grávidas, e para os pais, 2 meses antes do dia previsto do parto, curso sobre os cuidados com o bebê e preparação para o parto (2 dias) e também curso de respiração e relaxamento (4 aulas). Mas isso falaremos em outros posts.

Thursday, May 15, 2008

Sunday, May 11, 2008

Dia das mães!

DSC_0095-

Feliz dia das mães para todas as mamães!!

Thursday, May 08, 2008

O espaço está ficando pequeno!

happybaby

Hoje vimos pela primeira vez a barriga mexer com as sequências de chutinhos da bebê!! Logo mais vamos fazer um filminho :)

É muito bom ver o quanto espertinha ela está! Daqui pra frente o crescimento será rápido e já notamos maior diferença no tamanho da barriga de uma semana para outra.

Wednesday, May 07, 2008