Tuesday, January 29, 2008

Sexo do bebe após semana 7, Sexagem fetal

boy-girl O sexo do bebê já pode ser detectado na 7 semana de gravidez por um novo teste chamado Sexagem Fetal, realizada com uma amostra de sangue da mãe.


O teste baseia-se na identificação de partes do cromossomo Y na circulação materna, com a passagem de uma pequena quantidade de células fetais, através da técnica de reação em cadeia da polimerase PCR. Como apenas indivíduos do sexo masculino possuem esse cromossomo dentro de suas células, sua presença indica um menino e sua ausência indica uma menina. No caso de gêmeos fraternos, bivitelinos, o resultado “Y”, significa que ao menos um dos gêmeos será menino e se o resultado der ausência de cromossomo “Y” pode-se dizer que ambas são meninas.

A principal vantagem sobre as outras formas de identificação do sexo é que o exame pode ser realizado assim que a gestante atinja a 7º semana de gravidez, uma idade gestacional bem anterior às exigidas, por exemplo, pelo ultra-som. Na verdade o exame pode ser realizado a partir da semana 5, mas o resultado é inclonclusivo devido a quantidde de células fetais no sangue materno ainda ser muito pequena nessa idade gestacional.

Idade gestacional% de acertoSensibilidade
5 semanas92,6%87%
6 semanas95,6%92%
>= 7 semanas100%100%

Todas as grávidas podem se submeter ao exame e não é preciso nenhuma preparação especial (não há necessidade de jejum). Pode ser feito nos maiores hospitais e laboratórios do Brasil e o resultado sai em aproximadamente 5 dias úteis. Pra quem não consegue segurar a curiosidade de mais alguns meses para ver o resultado por ultrasom, terá que desembolsar em torno de R$300,00 a R$400,00.

E então, fazer ou não fazer? Pra mim, ainda acho que fica mais emocionante ao ver o bebê no ultrasom. :)

2 comments:

Unknown said...

E será que a emoção não é ainda maior ao ver o bebê ao vivo na hora do parto e só aí saber se é menino ou menina?
E aí, você conseguiria aguentar até lá?

Wla said...

Renata, com certeza será muita emoção também, pra quem consegue esperar... :)
Nós vamos mesmo querer ver pelo ultrasom e curtir a gravidez sabendo o sexo do bebê :) Não falta muito :)
Beijos