Monday, February 11, 2008

Semana 10

ate 10 semanas 


Mamãe, a senhora já notou? Eu já começei a me movimentar dentro do útero, embora a senhora ainda não perceba, e se alguma coisa tocar meu rosto já consigo esticar os bracinhos para afastá-la!! Cerca de 250 mil novos neurônios são produzidos a cada minuto. A coluna vertebral já tem suaves movimentos e a língua, a laringe e a tiróide começam a se formar. A maioria das articulações já está formada - cotovelos, quadris, joelhos, ombros, tornozelos, bem como as pequenas juntas dos pés, mãos e dedos. As pernas estão quase totalmente formadas e proporcionais ao corpo, começando agora a formação da planta dos pés e a diferenciação entre os dedos, enquanto que os dedos das mãos já estão totalmente formados. Todas as estruturas externas e internas essenciais estão presentes. Os principais sistemas estão integrados e formados. Ao término dessa fase terei aumentado o peso em 50 vezes. O marco mais importante desta semana é o desaparecimento total da cauda.

3 comments:

Mirella Matthiesen (mikix) said...

Rabo?
Feto tem rabo?
Nossa... vivendo e aprendendo :0).

Wla said...

Sim! :) No início do desenvolvimento embrionário ele é formado apenas por uma cabeça, corpo e cauda. Com o passar das semanas o corpo vai se diferenciado apresentando os membros e as estruturas internas se formando e a cauda diminuindo gradativamente, restando dela apenas o ossinho do cóccix.
No post "5 Semanas" coloquei uma tabela do desenvolvimento embrionário :)

Viviane Maino said...

Que legal o seu blog!! Temos um bocado de coisas em comum: somos um casal de brasileiros vivendo na Nova Zeliandia e agora grávidos!! Estamos com 10 semanas e numa felicidade inexplicável!

Beijos, saúde e uma gestação abençoada pra vcs!